Última alteração: 2019-03-16
Resumo
A sociedade mundial está vivenciando um grande fluxo de informação em que as questões educativas no sistema de ensino retratam litígios de extrema protuberância para a Ciência da Informação. Desse modo, estes aspectos, representam a importância da formação de uma sociedade mais informada, crítica, discursiva e produtiva, com atrativos de conhecimentos necessários e relevantes, onde só se adquiri a competência como um todo, por meio da triangulação, que consiste em informação, o conhecimento e a prática. O trabalho objetivou apresentar a conjuntura da produção científica sobre a Competência em Informação nos sistemas de ensino aplicados na educação, como também, expor uma reflexão a respeito da pedagogia, do currículo e didática no contexto social. Assim, o procedimento metodológico consistiu no método de pesquisa de caráter científico bibliográfico, natureza qualitativa, análise das fontes de evidência: reflexões e considerações a partir da análise da literatura. Os resultados demonstraram que as práticas de metodologias ativas estão em crescente desenvolvimento. Portanto, considera-se, proeminente, que a ação do profissional seja aplicar por meio do sistema de ensino estímulos que propiciem ações autônomas, incentivando o educando a desenvolver-se intelectualmente, colocando suas habilidades implícitas em prática.