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AVALIAÇÃO DO FLUXO DE PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO ACESSÍVEL NA UFRN
Última alteração: 2018-10-21
Resumo
O estudo partiu da premissa que barreiras presentes no fluxo informacional do processo interferem diretamente na produção da informação acessível. A pesquisa objetiva avaliar o fluxo do processo de produção informacional acessível do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede/Universidade Federal do Rio Grande do Norte, considerando a opinião da equipe do Laboratório, docentes e discentes com Necessidade Educacionais Específicas atendidos pelo setor. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo-exploratório que se caracterizou como um estudo misto, com abordagem de investigação de estratégias de estudo de caso e levantamento. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumentos para a coleta dos dados um questionário semi-estruturado, a observação participante e o Grupo Focal. A análise dos dados utilizou-se da técnica da triangulação de dados. Como resultados tem-se que os entraves com maior incidência no fluxo detectados foram relacionados à motivação do indivíduo participante do fluxo, às características do emissor da informação, à má comunicação, ao mau uso das tecnologias e à motivação do indivíduo; e ao tempo de resposta no atendimento das demandas no fluxo. Quanto ao comportamento informacional, foram detectadas as necessidades informacionais dos três atores do fluxo, e estas estavam relacionadas em grande parte à divulgação de datas e prazos, ao encaminhamento de material informacional e à melhor divulgação. Os resultados apontaram para um atendimento das necessidades informacionais com um grau de excelência. Porém o nível de satisfação do funcionamento do fluxo, em uma escala de 0 a 10, foi de 6,3. Foram sugeridas algumas recomendações para se sanar os entraves detectados, como, por exemplo, um novo desenho do fluxo.
Palavras-chave
Acessibilidade; Acesso à informação; Fluxo da informação – Avaliação; Produção de Informação acessível; Discentes com deficiência.
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