Última alteração: 2018-10-23
Resumo
A estrutura diferenciada e espaço escolar repleto de diversidades e especificidades dos Institutos Federais, somado à oferta de educação em diferentes níveis e modalidades de ensino, impactaram diretamente a organização e desenvolvimento de suas bibliotecas. Neste contexto foi objetivo desta pesquisa analisar e caracterizar a biblioteca dos Institutos Federais a partir de sua descrição e caracterização feita em documentos institucionais. Para tanto foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental com posterior análise sistemática de: 38 planos de desenvolvimento institucionalidade; 37 Projetos Político-pedagógicos institucionais (13 documentos separados, 21 documentos parte do PDI, 3 documentos em fase elaboração e 1 IF não respondeu); 12 regimentos aprovados unificados de bibliotecas; 20 artigos apresentados em periódicos da área de ciência da informação (2009 – 2016); 81 trabalhos apresentados em eventos profissionais da área de biblioteconomia e ciência da informação, os quais se relacionavam, especificamente, às bibliotecas dos Institutos Federais. Foi possível verificar que as bibliotecas não constam nas leis que regem este segmento educacional, de 1909 a 2005. Elas são incluídas pela primeira vez quando por meio do decreto nº 5.773/2006, os Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs – são autorizados a ofertar ensino superior. Com a criação dos Institutos Federais em 2008, através da lei nº 11.892, a biblioteca é apresentada na legislação e nos documentos institucionais como setor obrigatório, sem nenhuma associação clara com a sua função de apoio pedagógico. Foi identificado também, que as bibliotecas dos Institutos Federais são estruturadas à luz de instrumentos e políticas voltadas para o ensino superior.
A estrutura diferenciada e espaço escolar repleto de diversidades e especificidades dos Institutos Federais, somado à oferta de educação em diferentes níveis e modalidades de ensino, impactaram diretamente a organização e desenvolvimento de suas bibliotecas. Neste contexto foi objetivo desta pesquisa analisar e caracterizar a biblioteca dos Institutos Federais a partir de sua descrição e caracterização feita em documentos institucionais. Para tanto foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental com posterior análise sistemática de: 38 planos de desenvolvimento institucionalidade; 37 Projetos Político-pedagógicos institucionais (13 documentos separados, 21 documentos parte do PDI, 3 documentos em fase elaboração e 1 IF não respondeu); 12 regimentos aprovados unificados de bibliotecas; 20 artigos apresentados em periódicos da área de ciência da informação (2009 – 2016); 81 trabalhos apresentados em eventos profissionais da área de biblioteconomia e ciência da informação, os quais se relacionavam, especificamente, às bibliotecas dos Institutos Federais. Foi possível verificar que as bibliotecas não constam nas leis que regem este segmento educacional, de 1909 a 2005. Elas são incluídas pela primeira vez quando por meio do decreto nº 5.773/2006, os Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs – são autorizados a ofertar ensino superior. Com a criação dos Institutos Federais em 2008, através da lei nº 11.892, a biblioteca é apresentada na legislação e nos documentos institucionais como setor obrigatório, sem nenhuma associação clara com a sua função de apoio pedagógico. Foi identificado também, que as bibliotecas dos Institutos Federais são estruturadas à luz de instrumentos e políticas voltadas para o ensino superior.