Última alteração: 2018-10-21
Resumo
Este estudo aborda a possibilidade do uso de práticas de gestão do conhecimento, que em conjunto com as tecnologias de informação e comunicação, podem promover melhorias no desenvolvimento de projetos em educação a distância. A pesquisa teve como objetivo conhecer as concepções e práticas de gestão do conhecimento de coordenadores e professores de cursos de graduação que atuam na modalidade de educação a distância, buscando identificar habilidades e competências diretivas orientadas para métodos de gestão do conhecimento, além de investigar como acontece a participação desses profissionais envolvidos no compartilhamento de informações em ambientes EaD. O estudo proposto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa descritiva com abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e coordenadores de curso que atuam na modalidade a distância em uma instituição de ensino superior de abrangência nacional. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer de forma mais ampla as concepções acerca da gestão do conhecimentona educação a distância e constatar a prática de processos voltados ao compartilhamento do conhecimento na rotina dos profissionais que atuam nessa modalidade de ensino. No contexto de valorização da informação e do conhecimento, espera-se que a gestão do conhecimento possa atuar nos sistemas de educação a distância, visando contribuições efetivas nesse campo em expansão na sociedade contemporânea.