Última alteração: 2018-10-19
Resumo
Resumo: Os sujeitos considerados competentes em informação estão sendo desafiados pelo cenário informacional permeado por tecnologias. Os letramentos informacionais, desde os currículos escolares básicos até as atuais demandas da informação em rede, visam preparar os sujeitos para lidarem apropriadamente com a informação. Espera-se que a parcela da sociedade que esteja aquém dessas competências seja a mais afetada com os desafios da sociedade em rede, todavia, para além desse problema, questiona-se quais são as falhas que levam os sujeitos, ditos competentes em informação, a serem ludibriados por notícias falsas publicadas no ciberespaço. Diante de tal fenômeno, debate-se sobre as características proeminentes das fake news tendo como aporte teórico a Ciência da Informação em suas discussões sobre competências informacionais, especialmente a respeito da competência crítica em informação. Repensar as lacunas presentes nas práticas informacionais que levam ao erro, requer que os sujeitos sejam considerados em seus contextos específicos, o que dispensa a ideia de uniformização de padrões de competências. Esta comunicação foi realizada a partir de uma revisão integrativa da literatura, sendo parte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Apresenta, como resultado parcial, uma síntese teórica da competência crítica em informação frente às demandas enfrentadas pelos sujeitos informacionais no contexto da criação e propagação das fake news.