Última alteração: 2018-10-23
Resumo
Mediador, filtro, organizador, gestor, podemos enunciar algumas das atribuições relacionados ao profissional bibliotecário, porém, para além delas, entendemos ser importante pensar sobre o processo que permite o despertar e aperfeiçoar dessas atribuições. Sendo assim, voltamos nosso olhar para o processo de formação que habilita o profissional a assumir diferentes funções e sentidos nas diferentes unidades informacionais. Para tanto, é imperativo a reflexão sobre as dinâmicas educacionais, especialmente aquelas desenvolvidas no âmbito da sala de aula que ora estimulam, ora desestimulam estudantes de biblioteconomia em todo o país. Preocupa-nos a formação dos Bibliotecários uma vez que buscamos reafirmar a importância desse profissional, bem como, da sua relevância em tempos onde o excesso da criação bibliográfica vitimiza a todos, indiscriminadamente, e as novas tecnologias e descobertas tornam mais dinâmicas e aceleradas as reconfigurações/transformações no cenário social. Apoiando-nos em uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, consideramos que as metodologias ativas, tal como apresentadas, resgatam a necessidade de ressignificar a sala de aula e os espaços/instituições de aprendizagem, à luz do seu momento histórico. Recursos humanos e materiais são mobilizados com esse propósito, no entanto, ao fim e ao cabo, são as relações entre os sujeitos que podem, efetivamente, promover mudanças significativas no processo de ensino e de aprendizagem dos futuros profissionais bibliotecários.