Última alteração: 2018-10-24
Resumo
O Instituto de Geociências (IGEO) é uma unidade vinculada ao Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É formado pelos departamentos de Meteorologia, Geografia e Geologia. A história desses departamentos, porém, é anterior à história do próprio Instituto e remete à antiga Faculdade Nacional de Filosofia. Apesar dessa relevância, os objetos relacionados ao Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia encontravam-se dispersos e não recebiam o tratamento museológico adequado. Neste trabalho serão apresentados os resultados preliminares obtidos através da realização de pesquisa e de um inventário sobre os potenciais acervos dispersos pelos laboratórios e depósitos do IGEO. A metodologia empregada concentrou-se na atualização da bibliografia relacionada, com análise das informações relevantes; levantamento dos objetos; registro e inventário, utilizando uma planilha desenvolvida no software Microsoft Excel 2010, com informações sobre os números de registro (provisório) e de patrimônio; estado de conservação, necessidade de higienização; localização; observações e fotografia. Para a identificação, pesquisa e controle terminológico foi utilizado o Thesaurus de Acervos Científicos em Língua Portuguesa. Mais de uma centena de objetos foi levantada até o momento. Acredita-se que com o desenvolvimento do trabalho muitos outros objetos sejam descobertos e que esse número venha a se ampliar. Esse trabalho é fruto de uma pesquisa sem precedentes no Instituto de Geociências (UFRJ) e, através dele, espera-se contribuir para a formação de uma coleção relacionada à História da Ciência no IGEO (UFRJ), que poderá permanecer sob guarda e cuidados do museu existente na unidade, o Museu da Geodiversidade, fortalecendo-o institucionalmente ao ampliar o seu acervo. Por outro lado, as pesquisas desenvolvidas e relacionadas ao tema propiciam ampliar o conhecimento sobre os objetos e suas possíveis articulações, permitindo que os objetos de C&T sejam contextualizados e posteriormente apresentados ao público para conhecimento e socialização.