Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE OS NEGÓCIOS SOCIAIS E INOVAÇÃO: possibilidades para a gestão da informação e do conhecimento
Jéssica Bedin, William Barbosa Vianna

Última alteração: 2018-10-22

Resumo


Os negócios sociais surgem para atender as demandas emergentes da sociedade contemporânea. Se diferenciam ao buscar resolver problemas da sociedade e garantirem sua sustentabilidade financeira. Assim, esta pesquisa tem como objetivo, mapear as teses e dissertações sobre negócios sociais e inovação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com levantamento bibliográfico por meio do instrumento de intervenção ProKnow-C. Como resultados identificou-se que tema é pouco explorado no contexto brasileiro, pois recuperou-se apenas 21 dissertações e teses, as variáveis com maior destaque foram: a administração como área que mais se apropriou desse fenômeno social; as instituições privadas e os programas de mestrado tiveram maior destaque; além disso, houve um aumento das pesquisas no ano de 2017. Conclui-se a partir desse portfólio bibliográfico, que a Ciência da Informação ainda não se apropriou dessa temática. No entanto pode contribuir com os negócios sociais por meio da gestão da informação e do conhecimento ao investigar questões ligadas a informação para fins de aprendizagem, estratégicos e/ou decisórios.


Palavras-chave


Negócios Sociais; Inovação; Gestão da Informação; Gestão do Conhecimento.

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