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A CONSTRUÇÃO DE UMA ORDEM CULTURAL NEGOCIADA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONFLITO E A ATENÇÃO NA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Última alteração: 2018-10-21
Resumo
Este artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento e difusão do conceito de “negociação cultural”, compreendido como categoria teórico-metodológica orientadora de processos de mediação voltados à apropriação da informação. Para enfrentar conflitos provocados pela divergência e/ou assimetrias entre os diferentes grupos socioculturais nas nossas sociedades, tem-se revelado fundamental, especialmente para a área da Ciência da Informação, aprofundar-se na compreensão do conceito de “mediação cultural”, que, cada vez mais, não se resume a simples recurso de transferência de dados/informações, mas é definido em relação à atenção às diferentes esferas da produção e recepção. Essa abordagem pretende inserir no campo científico nacional a problemática da “negociação cultural”, conceito que vem contribuindo diretamente com processos teóricos e desafios práticos da produção, mediação e apropriação da informação, conhecimento e cultura, nos diferentes contextos do Brasil.
Palavras-chave
Mediação; Conflito; Apropriação; Negociação cultural; Protagonismo cultural.
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