Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
MUSEUS FERROVIÁRIOS E A TRAJETÓRIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NO BRASIL
RAQUEL BARBOSA DA SILVA, MARCUS GRANATO

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


Neste trabalho apresentamos um breve panorama da criação de museus dedicados à temática ferroviária, instituições determinantes para a preservação dessa tipologia de patrimônio. Os dados apresentados, de forma descritiva, estão estruturados cronologicamente e delimitados por períodos definidos. A metodologia adotada se baseia no levantamento de documentação primária, publicações, trabalhos acadêmicos e sítios institucionais. A partir dos dados coletados e analisados, foi possível perceber que a criação de museus ferroviários, ocorrida de forma isolada desde 1937, foi impulsionada pelo Programa de Preservação do Patrimônio Histórico do Ministério do Transporte (PRESERVE), nos idos dos anos 1980. Com a desestatização do sistema ferroviário, ao longo da década de 1990, os museus já existentes ficaram numa situação de extrema vulnerabilidade, havendo perdas irreversíveis. A partir desse período, observamos também o aumento do número de convênios com diversas instituições voltadas para a preservação. Em 2007, por meio do Decreto nº 6.018, de 22 de janeiro, e da Lei nº 11.483 de 31 de maio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) passou a ter responsabilidades na administração dos bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), sendo instituída a Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário como instrumento de proteção e estimulada a parceria com órgãos interessados na gestão desse patrimônio. Em consonância com o exposto, a partir dos anos 1980, ocorreu um aumento expressivo do número de museus ferroviários, de modo que, com a desestatização, verificamos uma mudança de orientação dos agentes e instâncias de poder envolvidos. Inicialmente, as iniciativas ficavam concentradas nas empresas dedicadas ao transporte ferroviário, deslocando-se, sobretudo, para as prefeituras municipais.

Palavras-chave


Museologia; Museus; Museus Ferroviários; Patrimônio da ferrovia; PRESERVE

Texto completo: PDF