Tamanho da fonte:
IDENTIFICAÇÃO ARQUIVÍSTICA COMO CONTRIBUIÇÃO METODOLOGICA PARA A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI) NA UFF
Última alteração: 2018-10-20
Resumo
Estudo da aplicação da metodologia de identificação arquivística para subsidiar a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Universidade Federal Fluminense - UFF. Nesta perspectiva, discorre sobre a implantação de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, abordando o mapeamento ou modelagem de processos e a pertinência do estudo sobre a gênese do documento, fundamentado na teoria diplomática e arquivística, para garantir a padronização em sistemas que façam a gestão, preservação e acesso aos documentos de arquivo. A identificação é uma metodologia de pesquisa para a arquivística, que estuda o órgão produtor e a tipologia documental, verificando a materialização da informação nos documentos de arquivo, produzindo conhecimento sobre a relação dos documentos com o seu contexto de produção. Devido a descentralização da UFF, não são raros problemas que envolvem a comunicação interna, trâmite e extravio de documentos. Aliado a esse cenário, os envolvidos com a produção documental nas áreas administrativas geralmente não possuem conhecimento acerca da finalidade dos documentos produzidos, seus destinos e modelos padrão. Isso acarreta problemas em perda e extravio dos documentos. Nesse sentido, o objetivo geral é investigar a pertinência da aplicação, no âmbito da gestão de documentos, da metodologia da identificação arquivística para subsidiar a implantação do SEI na UFF. Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que se desenvolve por meio de um estudo de caso de identificação arquivística, na Coordenação de Curso de Graduação em Arquivologia da UFF, onde foram aplicados os procedimentos e elaborados instrumentos de estudo de órgão produtor e de tipo documental, “processo de dispensa de disciplina”, desenhado o fluxo mapeado do processo administrativo. Como resultado, contribui para as discussões sobre a construção teórica de metodologias para a implantação de sistemas, destacando os resultados obtidos para otimizar o trabalho conjunto entre arquivistas, administradores e analistas de tecnologia da informação.
Palavras-chave
Identificação Arquivística; Diplomática; Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos; Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Texto completo:
PDF