Última alteração: 2018-10-24
Resumo
A visibilidade dos repositórios digitais institucionais (RDI) é fundamental para ampliar seu uso e a disseminação da memória institucional acadêmica. Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar a visibilidade da memória acadêmica institucional e o uso pragmático do RI para a comunidade acadêmica/científica no contexto das universidades federais do Brasil. E especificamente verificar se os discentes conhecem e qual a frequência de uso desses repositórios, assim como identifica quais fontes de informação são mais buscadas. Os procedimentos metodológicos partiram de uma pesquisa bibliográfica atinente ao recorte da pesquisa que auxiliou a formar a fundamentação teórica que baseia a investigação. Para a realização da pesquisa bibliográfica serviu-se de fontes em meio digital (periódicos eletrônicos, bases de dados e repositórios digitais). Assim, procedeu-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Como recurso de coleta aplicou-se um questionário digital mediado pela plataforma da rede social Facebook. Esta estratégia permitiu descrever e analisar a visibilidade e o uso de Repositórios Institucionais no Brasil. Conclui que o uso e a visibilidade dos repositórios dessas instituições são baixos e que não há o conhecimento representativo dos discentes do uso dessas ferramentas.