Última alteração: 2018-10-20
Resumo
Reconhecido como um dos principais teóricos da área de Organização do Conhecimento Henry Evelyn Bliss (1870-1955) é um autor com expressivo conteúdo teórico conceitual. Considera-se que o estudo das teorias apresentadas por ele é importante não apenas por seu valor histórico, mas também pelos princípios teóricos apresentados no conjunto de sua obra. Assim, este artigo apresenta o contexto histórico da vida e obra de Bliss e apresenta o reconhecimento dos demais autores sobre seus escritos. De forma mais específica, enfatiza dois aspectos de sua teoria: primeiro, o entendimento sobre o termo “organização do conhecimento” ressaltando aspectos contextuais que influenciaram a visão de Bliss; segundo, apresenta a abordagem do consenso educacional e científico, diferenciando do utilizado nas classificações mais conhecidas, a garantia literária. Como procedimentos metodológicos, é uma pesquisa teórica, quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratória e quanto aos procedimentos, é uma pesquisa bibliográfica. Conclui que, ao observar como o conhecimento surge e se relaciona na sociedade, Bliss insere a classificação no contexto social; argumenta que o consenso educacional e científico envolve o acordo entre os especialistas sobre um entendimento conceitual e a garantia literária refere-se a terminologia, observando o uso e a atualidade do termo; portanto, um atua como complemento do outro; ambos constituem-se em importantes parâmetros para construção de estruturas classificatórias em domínios do conhecimento.