Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE VOCABULÁRIO CONTROLADO OFERTADAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA NO BRASIL
Luciana Davanzo, Walter Moreira

Última alteração: 2018-10-20

Resumo


Essa pesquisa objetivou analisar as matrizes curriculares e planos de ensino dos cursos de graduação em arquivologia a fim de verificar se existem proximidades entre a arquivologia e os vocabulários controlados. Considerando que os vocabulários controlados colaboram com a organização, representação e recuperação da informação, esse levantamento informacional torna-se altamente desejável. Os procedimentos metodológicos consistiram em análise de literatura sobre o tema proposto, para que a partir desse levantamento bibliográfico fosse constituído o corpus documental da pesquisa. Realizou-se também pesquisa nos web sites das Universidades a fim de analisar as matrizes curriculares e planos de ensino dos cursos de arquivologia. Concluiu-se que dos dezesseis cursos de arquivologia, em nove Universidades são ofertadas disciplinas que abrangem os vocabulários controlados. Contudo, ainda é necessário um maior aprofundamento para que seja possível compreender os motivos pelas quais os vocabulários controlados não são ofertados em todos os cursos de arquivologia.

 


Palavras-chave


arquivologia;cursos de graduação em arquivologia; vocabulário controlado; matrizes curriculares; organização e representação do conhecimento

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