Última alteração: 2018-10-23
Resumo
Estabelecer uma identidade científica e ser reconhecido pelos órgãos de pesquisa são demandas contemporâneas do campo do Secretariado Executivo no contexto Brasileiro. Sendo a pesquisa e a produção de conhecimento um dos aspectos condutores a estes fins, este trabalho tem o objetivo de analisar a produção científica dos docentes dos cursos de Secretariado Executivo das Universidades Públicas do Brasil, com base nos artigos publicados em periódicos durante o último quadriênio (2013-2016). Trata-se de uma investigação inicial, cujo objetivo é construir indicativos, a partir de diferentes eixos que estruturam esta área e que possibilitem visualizar seus aspectos identitários e pontos de amarração para o seu reconhecimento científico. Realizou-se por meio de uma pesquisa exploratória, com fases descritivas, que permitiu identificar o núcleo e a dispersão desta produção no contexto dos autores, instituições, áreas de abrangência e temáticas representativas. Os resultados indicam os docentes e Universidades da Região Sul como os mais produtivos, além de revelar uma possível aproximação da área com as Ciências Sociais Aplicadas, bem como abordagens mais técnicas e menos acadêmicas nas publicações específicas.