Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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A CONSTITUIÇÃO DE UM REGIME DE INFORMAÇÃO - OS ACONTECIMENTOS “CARTA DE TEMER A DILMA” E MARCELA TEMER: BELA, RECATADA E DO ‘LAR’”
Ilemar Christina Lansoni Wey Berti, Carlos Alberto Ávila Araújo

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


O trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa de doutorado que teve como objeto a constituição de um regime de informação específico, entendido a partir da apreensão das relações informacionais realizadas pelos sujeitos que interagiram com as informações publicadas no Facebook. Construído por meio do alinhamento dos discursos que evocaram valores sociais e culturais em um determinado contexto, as informações conformaram-se em acontecimentos no dispositivo, associados a relações de poder com o objetivo de alcançar e manter interesses de autoridades informacionais. O regime de informação foi apresentado como uma forma operatória de compreensão de questões subjacentes à informação quanto aos aspectos de significação e valor da informação, que correspondem ao agenciamento. O percurso metodológico foi desenvolvido com base na pragmática comunicacional cuja abordagem relaciona a ação de informar e se informar em três dimensões: semântica discursiva, metainformação e de infraestrutura. Os resultados apontam para as características de legitimidade e visibilidade das ações que incidem sobre os sujeitos informacionais e sobre a informação em diferentes contextos. Conclui-se que informações podem configura-se com poder de agência, num movimento recíproco, continuo e potente, capaz de ser reificada, modulada e negociada ao serem interpretadas, relacionando a circunstância, forma e temporalidade das ações de informação.

Palavras-chave


Regimes de informação; Sujeitos informacionais; Agência; Facebook; Significação e valor da informação.

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