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O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PERFIL E PERCEPÇÃO DISCENTE (1995 e 2017)
Renato de Mattos, Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


Resumo: Este artigo é resultado de uma investigação no campo teórico da Arquivologia, com ênfase no perfil e na percepção dos discentes do curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal Fluminense dos anos de 1995 e 2017. A pesquisa teve como objetivo identificar mudanças e permanências no perfil destes discentes e na percepção que têm acerca do curso. Para tanto, buscou-se, no âmbito do projeto “Arquivística: conceito, funções e enquadramento”, desenvolvido junto ao Programa de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação, conhecer o perfil dos atuais discentes e suas percepções acerca do curso, e comparar o resultado com os dados fornecidos por estudo dedicado ao mesmo objeto e que foi empreendido no ano de 1995 por Jardim e Fonseca. Em termos metodológicos trata-se de pesquisa de caráter exploratório e de método teórico-comparativo. O resultado foi a constatação de mudanças significativas no perfil socioeconômico e na percepção dos discentes. Ao final da pesquisa, concluiu-se que as mudanças verificadas resultaram das transformações empreendidas pela recente política de democratização do acesso ao ensino superior.


Palavras-chave


Archival Science; Federal Fluminense University; students profile; students perception.

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