Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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(IN)FORMAÇÃO PATRIMONIAL COM FINS À PROMOÇÃO E VIVÊNCIA DA CIDADANIA
Luciana Ferreira da Costa

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


A informação e a educação patrimonial se enquadram numa perspectiva cultural abrangente, já que envolvem a memória social através do trabalho com fatores sociais e culturais na reflexão sobre o lugar do cidadão na sociedade em que vive. Pelo exposto, apresenta-se a pesquisa que objetiva desenvolver e analisar atividades práticas de informação e educação patrimonial de estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral Presidente João Goulart, localizada na cidade de João Pessoa. Trata-se de uma pesquisa-ação, que segue a metodologia do Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial de Evelina Grunberg, aliada aos referencias teóricos da Ciência da Informação e Educação, de forma interdisciplinar. Como etapas da execução da pesquisa-ação e seus resultados, engloba atividades de observação, registro, análise e apropriação do patrimônio cultural, além do delineamento do perfil social, econômico e informativo dos estudantes, com vistas a conduzi-los à reflexão, descoberta e atitude favorável acerca da importância e valorização do patrimônio cultural com fins à cidadania.  Ao final do desenvolvimento das atividades e análises, percebe-se que os estudantes demonstraram maior conscientização acerca dos bens culturais e preocupação diante da exigência de atitude protagonista de uso e apropriação dos bens culturais que compõem o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Palavras-chave


Informação patrimonial; Educação patrimonial; Memória; Cidadania.

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