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PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: ESTUDO DE PRÁTICAS EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
Amanda Damasceno de Souza, Rosana Fernandes Pacheco de Souza

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


No prontuário do paciente são registradas todas as informações relativas ao seu estado de saúde, assim como procedimentos realizados no período em que esteve no hospital ou unidade de atendimento médico. O objetivo desse estudo é verificar as práticas adotadas em Hospitais Universitários da região sudeste do Brasil, no que tange aos registros de dados de seus pacientes. Foi adotada uma abordagem descritiva e a coleta de dados ocorreu através de um questionamento sobre prontuário eletrônico de paciente por meio de e-mail, telefones e sites das instituições.  A Biblioteca Virtual de Saúde, base de dados LILACS, foram utilizadas para compor os embasamentos teóricos. Mesmo diante de muitos avanços tecnológicos, os Hospitais Universitários Federais ainda não implantaram o PEP, com exceção do Hospital das Clínicas/UFMG. Constatou-se que embora algumas instituições disponham do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários, elas não possuem o prontuário eletrônico do paciente. Além disso, há entre os elencados aqueles que ainda não tiveram a implantação desse aplicativo. Portanto, é possível destacar que o uso do papel é uma prática fortemente utilizada no âmbito hospitalar para registros de dados de seus pacientes e que a área médica necessita de empenhos e investimentos financeiros para a concretização do PEP.

Palavras-chave


Prontuário; Prontuário eletrônico; Hospital Universitário

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