Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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BIBLIOTECAS ESCOLARES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES
Amanda Vilamoski Severino, Jose Claudio Matos, Tania Regina da Rocha Unglaub

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Este artigo integra uma pesquisa de mestrado profissional, vinculada ao Programa de Pós Graduação – Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Procura propor critérios para uma política de desenvolvimento de coleções das bibliotecas escolares da rede municipal de Florianópolis. A necessidade da política de desenvolvimento de coleções é esclarecida a partir do momento em que as bibliotecas deixam de ser depositárias de coleções e passam a atender as especificidades de seus interagentes, filtrando as informações para serem disponibilizadas. Tem por objetivo apresentar o papel social da biblioteca escolar, e especialmente, a função no processo de ensino-aprendizagem. Discute o Plano Nacional do Livro e as teorias sobre desenvolvimento de coleções, especialmente Vergueiro (1989). A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental, exploratória, aplicada e descritiva com abordagem qualitativa. Com o objetivo de conhecer os critérios de desenvolvimento de coleções utilizados pelas Bibliotecas Escolares do município de Florianópolis, será feito uma pesquisa nos documentos eletrônicos e impressos disponibilizados pela instituição e também entrevista com bibliotecários. Propõe a elaboração de um guia como produto final da pesquisa. Este guia terá a finalidade de instruir os bibliotecários da Prefeitura Municipal de Florianópolis na questão de seleção, aquisição, avaliação, descarte e desbaste do acervo das bibliotecas escolares.


Palavras-chave


Biblioteca Escolar; Desenvolvimento de Coleções; Política de Desenvolvimento de Coleções; Leitura.

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