Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
A BIBLIOTECA PÚBLICA E A PROMOÇÃO DA CULTURA E IDENTIDADE DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS: o projeto Pontos de Leitura Ancestralidade Africana no Brasil
Graciele D Ferreira, Elisa C Machado

Última alteração: 2018-10-20

Resumo


O objetivo desta pesquisa é analisar as políticas culturais voltadas para a promoção da cultura de remanescentes de quilombos no âmbito das bibliotecas públicas no Brasil. Parte do pressuposto de que esse tipo de biblioteca tem um papel estratégico para o registro, preservação, valorização e promoção da cultura de comunidades quilombolas. Estabelece como objeto de estudo o Projeto Pontos de Leitura Ancestralidade Africana no Brasil e as diretrizes propostas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Adota por metodologia a pesquisa documental, a análise de conteúdo proposta por Bardin (c1977) e a análise de políticas públicas proposta por Secchi (2014). O levantamento bibliográfico apontou a ausência de estudos e reflexões acerca da temática da cultura quilombola no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Os resultados das análise realizadas a partir das diretrizes para acervos do SNBP para as bibliotecas públicas foi possível identificar que há uma preocupação e estímulo às bibliotecas considerarem a produção local, o registro da memória e a diversidade na constituição de seus acervos. Em relação ao Projeto Pontos de Leitura Ancestralidade Africana no Brasil, ficou evidente que trata-se de um projeto piloto, isolado que apesar do valor cultural e das contribuições, não conseguiu se firmar como uma ação contínua, se estabelecer e ser institucionalizado como política pública efetiva. Como resultado final são apresentadas diretrizes para estimular o registro, preservação, valorização e difusão da cultura quilombola em bibliotecas públicas.


Palavras-chave


Biblioteca pública; Comunidades quilombolas; Memória; Políticas culturais; Ancestralidade africana.

Texto completo: PDF