Visão Geral

XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

De 23 a 27 de outubro de 2017 – Marília – SP

TEMA DO XVIII ENANCIB: “INFORMAÇÃO, SOCIEDADE E COMPLEXIDADE”

 

OBJETIVO

Promover o intercâmbio científico entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área de Ciência da Informação, no intuito de consolidar a pesquisa científica em Ciência da Informação. O XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIII ENANCIB) reforça os conhecimentos dos participantes em relação ao estado da arte da área.

 

FINALIDADE

Propiciar o intercâmbio científico entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área de Ciência da Informação, no intuito de consolidar a pesquisa científica em Ciência da Informação. O XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIII ENANCIB) reforça os conhecimentos dos participantes em relação ao estado da arte da área. Sendo assim, tem por finalidade discutir e refletir os temas, perspectivas e tendências da pesquisa em Ciência da Informação, de modo a estimular e promover o avanço da geração de conhecimento na área de Ciência da Informação, por meio de amplo diálogo entre os pesquisadores que nela atuam. Fomentar a integração entre os programas de pós-graduação em Ciência da Informação do País. Motivar a realização de atividades acadêmico-científicas conjuntas entre os programas de pós-graduação da área de Ciência da Informação do País. Verticalizar a discussão epistemológica no âmbito da pesquisa e da pós-graduação em Ciência da Informação para a consolidação do campo científico.

 

IMPORTÂNCIA

Em sua décima oitava edição, o ENANCIB 2017 evidencia a sustentabilidade do debate científico no âmbito da comunidade de Ciência da Informação, propiciando o compartilhamento de conhecimento entre os participantes e o avanço da área em suas múltiplas dimensões.

 

JUSTIFICATIVA

O Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) é o principal evento de pesquisa e de pós-graduação da área de Ciência da Informação do País, e visa discutir e refletir a produção de conhecimento na área, de modo a estimular por meio de amplo diálogo entre os pesquisadores que nela atuam, notadamente a partir da realidade dos programas de pós-graduação. O Evento é voltado à troca de ideias e experiências acadêmico-científicas e pelo fortalecimento de laços acadêmicos em nível nacional e internacional. Os trabalhos nele apresentados refletem o estado-da-arte da pesquisa realizada nos programas de pós-graduação e na comunidade científica da área para demonstrar o avanço do conhecimento até o referido momento. Na sua décima oitava edição o tema central do evento é "Informação, Sociedade e Complexidade", no intuito de aprofundar a reflexão sobre esta temática.

 

CONTRIBUIÇÃO AOS CONGRESSISTAS

No Brasil, de modo geral, os cursos de pós-graduação concentram os maiores produtores de conhecimento científico, sendo assim, um evento desta natureza torna conhecida a produção científica da área, bem como propicia a visibilidade do programa de pós-graduação no qual os pesquisadores estão inseridos. Além disso, contribui para o compartilhamento e a socialização do conhecimento gerado entre os pesquisadores da área de Ciência da Informação.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Realização: UNESP; Promoção: ANCIB; Patrocínio: CAPES, CNPq e FAPESP; Apoio: FUNDUNESP, Fundação VUNESP e Marília e Região Convention & Visitors Bureau