Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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A COLABORAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO COTIDIANO DA BIBLIOTECA
Gleice Pereira

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Resumo: As diversas formas de atuação dos bibliotecários têm sido discutidas na literatura da área, tais como: a representação de sua imagem profissional, seu mercado de trabalho e sua formação. Entretanto, essa literatura mostra-se cristalizada em aspectos negativos, demonstrando conformismo dos bibliotecários e pouco caso por parte da sociedade, dos que nela atuam e dos que têm poder de decisão sobre ela, nessa pesquisa focalizou o outro lado das bibliotecárias e dos bibliotecários, os quais, de uma forma ou outra, buscam no cotidiano do  seu fazer, atuar  em colaboração com os professores, protagonizando com seu teckne possibilidades de mudanças. Objetivando analisar a interseção entre a colaboração professor/bibliotecário, a prática educativa e o cotidiano da biblioteca escolar delineou-se essa (re)construção, no intuito de privilegiar o coletivo de realizações, representadas pela  colaboração  professor/bibliotecário no cotidiano escolar.  O referencial teórico foi composto na inter-relação de três eixos condutores: o papel educativo do bibliotecário foi discutido a partir das ideias de Campello (2009); o cotidiano como campo de possibilidades dos profissionais envolvidos na educação fundamentou-se nas pesquisas de Carvalho (2009); os níveis de colaboração professor/bibliotecário foram analisados com base em Teacher/Librarian Collaboration Model (TLC), desenvolvido por Montiel-Overall (2005a e 2005b). O estudo está ancorado na abordagem qualitativa que, concilia com a possibilidade de ter como referência os princípios teórico-epistemológicos que se baseiam na ideia de que os sujeitos pesquisados são pessoas reflexivas, com suas experiências e ações nos vários contextos onde atuam. A amostra foi intencional, possibilitando a escolha de atores representativos da população pesquisada. Nos resultados foram identificados um cotidiano com práticas colaborativas nos quatro níveis de colaboração das categorias analisadas.  Conclui-se que nas quatro categorias  há nos fazeres da ambiência da biblioteca escolar práticas de um cotidiano de colaboração entre professor/bibliotecário.

Palavras-chave


Cotidiano do bibliotecário. Prática educativa do bibliotecário. Colaboração professor/bibliotecário.

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