Portal de Conferências


A Ciência da Informação, enquanto área de conhecimento, encontra a seu objeto de estudo nos processos relativos a produção, organização, transmissão e uso da informação, utilizando-se de aportes interdisciplinares oriundos, dentre outras, de áreas como a Ciência da Computação, a Lingüística, a Comunicação, a Ciência Cognitiva, a Psicologia, a Matemática, a Lógica, a Administração, a Educação, a Sociologia, a História e a Diplomática, seja para melhor explicar tais processos, seja para aquilatar o seu impacto nos fazeres das distintas ambiências informacionais.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação tem como linha mestra o estudo crítico das metodologias utilizadas para tornar a informação disponível e acessível, mormente com o uso das tecnologias que propiciem a construção do conhecimento científico, tecnológico e social na atualidade, com especial ênfase ao papel da gestão, organização, produção, representação , mediação e uso da informação como matéria-prima para o desenvolvimento do conhecimento.

Avaliação CAPES
Mestrado Acadêmico: 6
Doutorado: 6

III FÓRUM DE DISCENTES E III FÓRUM DE EGRESSOS DO PPGCI

O III Fórum de Discentes e III Fórum de Egressos do PPGCI/Unesp busca reunir os discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Unesp, campus de Marília.

O Evento na sua terceira edição busca integrar os discentes das três Linhas de Pesquisa do PPGCI, por meio de palestras, apresentação de projetos de doutorado e mestrado dos discentes e realização de minicursos.

Além disso, visa integrar os egressos do PPGCI ao atual corpo discente, no intuito de demonstrar as experiências vivenciadas durante o percurso no PPGCI/Unesp, bem como a atuação após a defesa do doutorado.

* Submissões até 13 de agosto de 2019. Inscrições e Template para elaboraçao e submissao do resumo expandido na aba superior desta página.

Acessar a conferência

XI Encuentro de la Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe

La dinámica de las Ciencias de la Información hoy: tendencias sociales, científicas, pedagógicas e institucionales

Las ciencias de la información enfrentan hoy un complejo conjunto de exigencias y retos sociales, tecnológicos, científicos y pedagógicos. Las instituciones que forman profesionales en este campo, por tanto, requieren dar respuestas estructurales a esos retos, avizorando los mejores escenarios de actuación en el mediano y largo plazo.  Es con este espíritu con el que se convoca en Medellín, Colombia, la XI edición de EDICIC, buscando generar un diálogo amplio y propositivo sobre las tendencias que desde ya están moldeando a las ciencias de la información y su impacto en los objetos de estudio y las orientaciones y prácticas pedagógicas, curriculares y didácticas de la formación de los profesionales de la información.

A la mirada prospectiva se le exige una definición de perspectiva, pues no hay intervención en el mundo social sin toma de posición frente a los diversos proyectos posibles de hombre, sociedad y mundo. En este sentido, resulta claro que el campo de las ciencias de la información deben resolver su estatuto sin abandonar el compromiso de ahondar en la comprensión de la sociedad-mundo que les corresponde vivir, tan compleja y llena de giros y desplazamientos simbólicos, como tensa en el orden fáctico; solo así las ciencias de la información podrán plantearse coordenadas, trazos y caminos que les aseguren su pertinencia, legitimidad y validez científica y social.

En síntesis, EDICIC 2018 se convoca desde la premisa de que las instituciones formadoras de profesionales de la información son espacios sociales de articulación del conocimiento y la práctica científica con las apuestas de intervención profesional en el mundo social, mediado todo ello, por diseños curriculares que impulsan ideales específicos de hombre, sociedad y ciencia. Todo esto se considera como núcleo central y permanente de las discusiones que a mediano y largo plazo debe dar la comunidad de las ciencias de la información en el contexto iberoamericano.

Acessar a conferência

II Fórum de Discentes e II Fórum de Egressos

O Fórum de Discentes e de Egressos visa congregar a comunidade acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), no intuito de compartilhar informações e conhecimentos, bem como trocar experiências e vivências.

Acessar a conferência

XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

Em sua décima nona edição o ENANCIB destaca como tema norteador: “Sujeito informacional e as perspectivas atuais em Ciência da Informação”. A partir das inovações tecnológicas, as formas de organização, tratamento e disponibilização das informações, pretende discutir as questões atuais que permeiam o ser humano em sua totalidade e diversidade como partícipe de uma sociedade permeada por informação, bem como todas as relações que este estabelece com a informação nos mais diversos cenários.

 

Acessar a conferência

X ENCONTRO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E AÇÃO (X EIICA)

O rápido desenvolvimento de tecnologias da informação tem suscitado amplo debate na comunidade acadêmica a respeito de sua influência na ação humana autônoma, gerando controvérsias nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Informação, Ética, Ciência da Informação e Ciência Cognitiva, dentre outras. Um dos motivos de controvérsias diz respeito aos aspectos positivos e negativos decorrentes das interações, registros e manipulação de informação disponível pela computação ubíqua (atuante ininterruptamente através de câmeras, celulares, cartões de credito, censores de vários tipos, etc.), em bancos de dados sobre traços deixados nas redes de atividades dos indivíduos e das organizações sociais e políticas. Na décima versão do EIICA, serão discutidas questões polêmicas sobre a relação entre Informação, Conhecimento, Ação Autônoma e Big Data. Ênfase será dada ao tema da aparente mudança de paradigma na filosofia e ciência do século XXI, que já estaria ocorrendo através de substituições das explicações causais dos eventos por explicações através de massivas correlações de dados (Big Data). Tal mudança estaria, supostamente, alterando não apenas nossa visão de mundo mas também a produção e a organização do conhecimento via Big Data. Tal debate servirá como fio condutor para a reflexão a respeito da continuidade ou revolução na filosofia e na ciência, a partir de questões sobre privacidade, mecanicismo e ação autônoma (individual e coletiva). Para a discussão de tais temas, foram convidados renomados especialistas, tais como Fidelia Ibekwe-San Juan (Universidade de Aix-Marseille/França), Jorge Louçã (Universidade de Lisboa/Portugal), Pablo Ruben Mariconda (USP), Alexander Gerner (Universidade de Lisboa/Portugal), João Teixeira (UFSCar), Guiou Kobayashi (UFABC), Lúcia Santaella (da PUC-SP/Brasil), Birger Hjørland (Universidade de Copenhagen/Dinamarca), tala M. Loffredo D'Ottaviano (UNICAMP), dentre outros.

Acessar a conferência

XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Em sua décima oitava edição o ENANCIB 2017 evidencia a sustentabilidade do debate científico no âmbito da comunidade de Ciência da Informação, propiciando o compartilhamento de conhecimento entre os participantes e o avanço da área em suas múltiplas dimensões.

Visa promover o intercâmbio científico entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área de Ciência da Informação, no intuito de consolidar a pesquisa científica em Ciência da Informação. O XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIII ENANCIB) reforça os conhecimentos dos participantes em relação ao estado da arte da área.

O tema central do XVIII ENANCIB é: "Informação, Sociedade e Complexidade"

Acessar a conferência