Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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A BRANQUITUDE NAS PRÁTICAS DOCENTES EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: NOTAS TEÓRICO-CRÍTICAS SOBRE UM ENSINO QUE PROMOVE O PRECONCEITO RACIAL
Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Gustavo Silva Saldanha, Daniella Camara Pizarro

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


A pesquisa, de cunho teórico e de ordem qualitativa, fundamenta-se na discussão epistemológica e sociocrítica da formação do bibliotecário no contexto brasileiro. O objetivo está em discutir as questões relacionadas ao impacto da branquitude na formação biblioteconômico-informacional. A justificativa está relacionada à afirmação da luta antirracista nas práticas de ensino do bibliotecário no país. A metodologia, em seu decurso teórico, explora as categorias discursivas da epistemologia histórica, da epistemologia social, da teoria crítico-simbólica e da desclassificação. Os resultados apontam para a noção de branquitude como categoria fundadora do racismo e, logo, necessária na discussão sobre a formação do bibliotecário brasileiro. A ausência do conceito representa, nesta configuração teórica, a reprodução, no contexto simbólico, do racismo na sala de aula do bibliotecário em formação.

Palavras-chave


Branquitude; Biblioteconomia e Ciência da Informação – Ensino; Formação do bibliotecário; Racismo; Teoria crítica.

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