Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA INFORMACIONAL EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
Sílvio Luiz de Paula, Bruno Campello de Souza

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


Percebe-se uma oportunidade para melhor entender a inteligência informacional com seus antecedentes e consequentes ao discuti-la no contexto acadêmico, de tal forma, o presente estudo teve como objetivo analisar as relações da inteligência informacional com o rendimento acadêmico e a habilidades cognitivas de estudantes universitários. Para tanto, desenvolve-se o marco teórico apoiado nos entendimentos sobre inteligência informacional, sucesso acadêmico e habilidades cognitivas. O indicador de inteligência informacional foi concebido a partir dos indicadores de letramento informacional (quantidade de fontes de informação) e de competência em informação (quantidade e qualidade da informação). Metodologicamente a pesquisa possui abordagem quantitativa, quanto ao meio de investigação se deu por meio de pesquisa de campo utilizando questionário para coleta dos dados. Na análise e interpretação dos dados foram utilizados métodos estatísticos diversos. O local de realização da pesquisa foi o Departamento de Ciências Administrativas da UFPE. A população era composta por 1077 matriculados no curso de Administração no segundo semestre de 2017. A amostra foi não probabilística, por conveniência e estratificada, tendo participado 347 sujeitos. Os resultados da pesquisa revelaram que a Inteligência informacional possui correlação positiva com o resultado do teste de QI, o que justifica a atribuição da palavra inteligência. Relaciona-se ainda marginalmente com o teste de conhecimentos, denotando ser uma inteligência mais fluída que cristalina.


Palavras-chave


Inteligência informacional; Habilidades cognitivas; Sucesso acadêmico.

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