Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, MUSEOLOGIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: RELAÇÃO INSTITUCIONAL E ACADÊMICA
Thiara dos Santos Alves, Vitor Manoel Marques da Fonseca

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


Inserida na temática da relação institucional e acadêmica entre a Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação, esta pesquisa teve por objetivos: conhecer quais são as universidades públicas brasileiras que aproximam institucionalmente as graduações de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia da Ciência da Informação e possuem programas de pós-graduação em Ciência da Informação; verificar, nas instituições identificadas, qual é a formação dos professores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação e se é recorrente a formação em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Para isto, foram levantadas informações no Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior, nos sites das universidades, na Plataforma Sucupira, nos sites dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação e na Plataforma Lattes, as quais receberam tratamento qualitativo – processos de observação, análise e interpretação – e quantitativo – análise do conteúdo numérico, a partir da descrição sistemática e objetiva. As informações levantadas apontaram para a análise de 8 instituições e de 181 professores.  O estudo dos currículos destes professores revelou 207 registros de graduação, 182 de mestrado e 181 de doutorado. Os registros de cada nível de formação foram agrupados em alguns níveis da Tabela de Áreas de Conhecimento/Avaliação, indicando que a maioria das formações se deu na grande área de Ciências Sociais Aplicadas e, dentre estas, na área do conhecimento de Ciência da Informação. As formações em Museologia e em Arquivologia são inexpressivas. As formações em nível de graduação que fazem menção direta à Biblioteconomia ou à biblioteca representam 42,5% do total de registros de graduação. Nos níveis de mestrado e doutorado, predominam as formações com denominações diretamente relacionadas à Ciência da Informação. As considerações finais retomaram os resultados, indicaram apontamentos sobre o cenário estudado e apresentaram sugestões para pesquisas futuras.


Palavras-chave


Arquivologia; Biblioteconomia; Museologia; Ciência da Informação; Professores.

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