Última alteração: 2018-10-22
Resumo
Crowdsourcing é um modelo de produção da informação que prevê a colaboração coletiva que aproveita os “saberes da multidão” para construir conhecimentos e inovações. Neste sentido, os objetivos deste projeto de pesquisa são: a) verificar em que medida o Crowdsourcing seria um recurso de inovação aberta (Open Innovation) para o campo de pesquisa e ação da Ciência da Informação; b) identificar o perfil do pesquisador brasileiro sobre o tema, dando ênfase em análises sobre o pesquisador da Ciência da Informação; c) verificar o quanto do Crowdsourcing tem sido explorado no âmbito das Bibliotecas Universitárias de Instituições Públicas brasileiras paulistas, uma vez que se entende que estas Bibliotecas se configuram como equipamento indispensável para otimizar a produção do conhecimento e da inovação. Metodologicamente, o trabalho utilizará Revisão Sistemática da Literatura em bases de dados nacionais (BRAPCI, BENANCIB) e Internacionais (LISTA). Para análise do perfil do pesquisador, serão utilizadas as ferramentas Lattes Machines e VantagePoint. Também será feita observação direta em Websites de Bibliotecas Universitárias para identificação e mapeamento de práticas de Crowdsourcing. Espera-se, como resultado desta pesquisa, ter estruturado e oferecido, para o campo de pesquisa e prática da biblioteconomia e Ciência da Informação, recursos para a construção de produtos e serviços de informação, calcados nos princípios do Open Innovation, especialmente a partir do uso do modelo de Crowdsourcing.