Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
A leitura literária no contexto acadêmico
Damaris Queiroz Barreto, Lidia Eugenia Cavalcante

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Apresenta a pesquisa de mestrado que trata da leitura literária inserida na perspectiva dos alunos dos programas de pós-graduação do Ceará em Ciência da Informação (CI), buscando como objetivo, entender as relações que são estabelecidas durante o percurso acadêmico entre os discentes e as práticas de leitura por prazer, bem como a inserção dessa atividade na perspectiva da CI. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e que se desenvolve apoiada no método dialético, posto que o entendimento sobre a prática leitora está intrinsecamente ligado aos meandros sociais e culturais dos indivíduos em foco. Como instrumento de pesquisa utiliza-se a entrevista semiestruturada por proporcionar maior liberdade de expressão e flexibilidade ao entrevistado, fato que será fundamental para a construção do estudo. Com a investigação, esperamos compreender os pormenores que estão interligados ao ato de ler por prazer na universidade e quais variáveis influenciam a sua prática ou a sua inexistência nesse espaço. Os resultados parciais da investigação sinalizam progressivo afastamento das práticas de leitura literária desde o ingresso no ensino superior dentro do universo pesquisado, sendo suas fontes derivadas de diferentes vertentes, mas que partem de discursos comuns.

Palavras-chave


Leitura. Leitura Literária. Ciência da Informação. Pós-graduação.

Texto completo: PDF