Última alteração: 2018-10-21
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a literatura científica sobre a competência em informação sob a abordagem fenomenográfica indexada na Web of Science e SCOPUS. Como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica para o delineamento teórico-conceitual sobre este tópico de investigação. Os dados foram coletados no título, resumo e palavras-chaves, utilizando as estratégias de busca avançada fornecidas por ambas as bases de dados, visto que permitem maior precisão dos dados recuperados. A busca foi feita somente na língua inglesa e restringiu-se ao período entre 1997 e 2018. A análise dos resultados baseou-se na análise de conteúdo e na aplicação de procedimentos bibliométricos baseados nos indicadores de produção e citação. A pesquisa evidenciou a inserção incipiente da abordagem fenomenográfica nos estudos da competência em informação na Ciência da Informação, avaliando pela quantidade reduzida (n=30) de pesquisas com este enfoque nas duas bases de dados. Constatou, também, que existe maior concentração de pesquisas com este enfoque nos países anglo-saxônicos, particularmente, na Austrália, no Reino Unido e nos Estados Unidos da América. Conclui-se que são necessários novos estudos, sobretudo no Brasil, que utilizem esta abordagem como forma de alargamento das perspectivas teóricas e metodológicas da educação da competência em informação.