Última alteração: 2018-10-21
Resumo
Este trabalho promove uma inter-relação de conceitos, associando Ciência da Informação e a Competência Informacional, num viés de interdisciplinaridade. A CI, que naturalmente nasce de uma abordagem interdisciplinar, é classificada como uma ciência social aplicada. Entre suas vertentes destaca-se a Competência em Informação, pauta de estudos que visam a utilização da informação de forma eficiente para um melhor desenvolvimento profissional e pessoal, com o intuito de fortalecer a democratização da informação. Com o intuito de comprovar os aspectos interdisciplinares da CI, bem como da CoInfo, o estudo sugere uma aproximação dos conceitos de competência desta seara, também de campos científicos da administração e gestão de pessoas. Os dados que embasam o estudo são provenientes de pesquisa em literatura especializada e revisão de conceitos pertinentes à temática. Foram abordados autores como Belluzzo (2017), Vitorino e Piantola (2009) para a descrição de competência em informação; e para os conceitos de competência na administração, Gramigna (2007) e MUNK, L.; MUNK, M. e DE SOUZA (2010). Os resultados permitem evidenciar a interdisciplinaridade do campo científico da CI e a relevância da temática Competência em Informação para o estudo e fortalecimento da mesma.