Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE A INSERÇÃO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO
Marta Leandro da Mata, Helen de Castro Silva Casarin

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


A formação do bibliotecário deve prepará-lo para que ele seja responsável pelo planejamento, implementação e execução de programas de competência informacional. Porém, há poucas discussões ou estudos que descrevam como tem sido a formação do bibliotecário a respeito desta questão. Neste sentido, procurou-se levantar a percepção de docentes que ministram as disciplinas de competência informacional nos cursos de Biblioteconomia em relação ao preparo deste profissional com relação ao tema, tendo-se como objetivos específicos identificar como os docentes avaliam a inserção da disciplina nos cursos de Biblioteconomia do Brasil, identificar os conteúdos curriculares propostos pelos docentes, e verificar se consideram que o curso torna os graduandos aptos para exercerem seu papel educacional enquanto futuros profissionais em programas desta natureza. A pesquisa possui caráter exploratório e qualitativo, foi realizada por meio de entrevista a quatro docentes de cursos de Biblioteconomia de diferentes instituições brasileiras, constituindo um universo de 40% dos docentes que ministram essa disciplina no Brasil. A partir dos resultados, percebe-se que todos os participantes da pesquisa consideram importante a inserção do tema no curso de Biblioteconomia. No que tange a preparação dos alunos para exercer seu papel educacional, a visão dos participantes é variada, visto que alguns consideram que o curso torna os graduandos aptos a trabalharem com ações de competência informacional em seus futuros locais de atuação, já um dos participantes menciona que tem contribuído pouco no preparo do aluno para atuar com o tema, bem como apontam a necessidade de criação de políticas públicas para possibilitar a criação de programas de competência informacional. Considera-se que a inserção de disciplinas de competência em informação nos cursos de Biblioteconomia pode preparar os estudantes para atuarem com ações de competência informacional em variadas instituições de ensino, orientando quanto aos aspectos teóricos e metodológicos.


Palavras-chave


Competência Informacional; Biblioteconomia; Bibliotecário; Função educativa; Docentes.

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