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LITERACIA EM SAÚDE E ASPECTOS COGNITIVOS DE DESIGN DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS DE SAÚDE
Última alteração: 2018-10-24
Resumo
As relações estreitas entre a tecnologia e a saúde fizeram surgir a Electronic Health (eHealth), que se refere aos processos de comunicação ou melhoria dos serviços e informação em saúde por meio da Internet e demais tecnologias eletrônicas. Muitas discussões abordaram a literacia em saúde (health literacy), que se refere à habilidade de processar e compreender informações referentes a temas relacionados à saúde, e como o design dos ambientes digitais influencia no processamento de suas informações por grupos em diferentes contextos. Questiona-se, então, quais aspectos de Design da Informação (DI) devem ser observados no planejamento e na concepção de ambientes informacionais digitais de saúde, levando-se em consideração as características que devem possuir para atender às demandas de indivíduos com diferentes graus de literacia em saúde. Objetiva-se apresentar as características que os materiais informacionais de saúde devem conter para atender às necessidades informacionais dos indivíduos a quem se destinam. Constata-se que há uma relação entre a forma de apresentação da informação e os níveis de literacia em saúde dos indivíduos que a acessam. Determinados fatores, como ausência de jargões e formato do texto, emprego de recursos gráficos de apresentação e representação da informação e modalidades audiovisuais exigem um menor esforço cognitivo no processamento da informação, sendo, portanto, mais adequados a pessoas com diferentes níveis de literacia em saúde.
Palavras-chave
eHealth; Literacia em Saúde; Design da Informação; Informação e Tecnologia;
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