Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
USABILIDADE EM UM SISTEMA PARA COMPRAS DE MATERIAL INFORMACIONAL
Shirley Carvalho Guedes, Nadia Vanti

Última alteração: 2018-10-22

Resumo


Apresenta um estudo sobre a usabilidade do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo deste estudo é avaliar a usabilidade do sistema, com ênfase no cadastro de solicitação de compras de material informacional, na perspectiva dos docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas desta instituição. Para isto, foram propostos os seguintes objetivos específicos: compreender o comportamento informacional dos docentes que utilizam o sistema; identificar as possíveis barreiras de usabilidade durante a etapa de cadastro de solicitação de compras de material informacional; e, avaliar a satisfação do usuário em relação à interface e interação com o mesmo. A pesquisa quali-quantitativa utiliza a metodologia de estudo de caso com a participação de 12 docentes. A coleta de dados realizada durante o mês de maio de 2018 possibilitou a aplicação de três instrumentos, respectivamente: um questionário, um teste de usabilidade associado à técnica do protocolo verbal e uma entrevista semiestruturada. Espera-se que os resultados obtidos na avaliação da usabilidade do sistema possam servir como base para a proposta de redesenho do sistema de maneira que o torne mais fácil e intuitivo realizar o cadastro de solicitação de material informacional.


Palavras-chave


Usabilidade; Sistema de informações gerenciais; Gestão da informação; Compra de material informacional; Biblioteca universitária.

Texto completo: PDF