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AFFORDANCES E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Última alteração: 2018-10-21
Resumo
Compartilhar conhecimento é uma dinâmica relevante para a gestão do conhecimento e, para propiciá-la, as organizações fazem consideráveis investimentos nas mais diversas tecnologias. Este artigo pretende investigar o compartilhamento de conhecimento organizacional em redes sociais mediadas tecnologicamente com foco nos elementos tecnológicos que propiciam o engajamento, a partir da abordagem da Teoria das Affordances (GIBSON, 1979; NORMAN, 1988). O conceito de affordance aposta que as propriedades materiais dos objetos indicariam potencialidades de ações do usuário, o que mostrou-se apropriado e inspirador para se pensar diferentes relações dos indivíduos com plataformas diversas para compartilhamento online de conhecimento. A temática envolve um vasto e complexo conjunto de questões a serem enfrentadas por metodologias e abordagens complementares, em um movimento exploratório interdisciplinar. Nessa perspectiva, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura para que, a partir da pesquisas empíricas realizadas em organizações que utilizam redes sociais, fossem analisados os efeitos – positivos, negativos, neutros e suas gradações - dessas tecnologias no compartilhamento de conhecimento organizacional. Os resultados revelaram que há outras variáveis no cenário organizacional envolvidas nessa dinâmica que devem ser analisadas em conjunto com as affordances. Além de agregar reflexões teóricas aos estudos já existentes sobre o tema, esta pesquisa pode auxiliar profissionais que desejam implementar redes sociais ou tornar o uso das existentes mais eficiente por meio da adoção de affordances que se mostraram positivas no que se refere ao compartilhamento de conhecimento ou da eliminação das que se mostraram desencorajadoras.
Palavras-chave
Affordances; Sites de Redes Sociais; Compartilhamento de Conhecimento; Gestão do Conhecimento; Revisão Sistemática de Literatura.
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