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GESTÃO DO CONHECIMENTO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS: PERFIL DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS
Última alteração: 2018-10-24
Resumo
O presente artigo busca verificar iniciativas de gestão do conhecimento realizadas por instituições brasileiras por meio do uso de repositórios digitais. Apresenta reflexões sobre a gestão do conhecimento organizacional e sobre os repositórios como ferramentas de gestão do conhecimento. Com o objetivo de verificar as instituições que estão inseridas nesse contexto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, que identificou o perfil das instituições que possuem repositórios institucionais de acesso aberto. Os resultados indicaram que as instituições que mais adotam os repositórios estão vinculadas ao poder público federal e atuam na área de ensino superior. A essa conclusão pode-se atribuir o fato de incentivos proporcionados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de repositórios em Instituições de Ensino Superior para abrigar a produção científica do país. Dessa forma, compreende-se a importância dos repositórios institucionais como instrumento de gestão, preservação e disseminação do conhecimento organizacional produzido.
Palavras-chave
Gestão do conhecimento; Repositórios institucionais; Comunicação científica; Acesso à informação.
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