Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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CONSUMO E INFORMAÇÃO: ANÁLISE DE PRÁTICAS INFORMACIONAIS NO CONTEXTO DO COMÉRCIO MÓVEL A PARTIR DE APLICATIVOS E REDES SOCIAIS ON-LINE
Maria Aparecida Moura, André Fagundes Faria

Última alteração: 2018-10-20

Resumo


Considera a configuração de novos padrões de consumo a partir do comércio mobile e identifica a relação entre consumo informacional, interações mediadas e consumo de bens e serviços. Toma como referência os aplicativos Airbnb, Amazon, iFood e Spotify e propõe, como objetivo geral, analisar as práticas informacionais executadas por organizações e consumidores em aplicativos para dispositivos móveis a fim de compreender as especificidades de tais práticas no contexto do comércio móvel. Define como objetivos específicos: descrever as principais fases de desenvolvimento da sociedade de consumo com o intuito de compreender como as novas tecnologias da informação e comunicação afetam suas estruturas de funcionamento; caracterizar o comportamento e as práticas informacionais adotados por organizações e consumidores no âmbito do m-commerce; abordar a estrutura informacional e os modos de interação entre consumidores e organizações acionados no contexto dos aplicativos móveis e das práticas do comércio mobile; analisar os processos de produção, busca e compartilhamento de informação nos aplicativos analisados e nas redes sociais on-line associadas a esses aplicativos, e; identificar e sistematizar a lógica dos serviços de recomendação e seus vínculos com o m-commerce. Metodologicamente, analisa elementos próprios da arquitetura da informação dos aplicativos considerados, efetua a análise netnográfica dos espaços virtuais de interação dos consumidores e emprega a análise de conteúdo da comunicação existente nesses espaços em função do consumo. Dentre os principais resultados, constata a essencialidade da informação produzida por consumidores para a dinâmica do comércio mobile; a redução das etapas relacionadas à aquisição de produtos e contratação de serviços a partir do conhecimento prévio do perfil dos usuários; a importância da informação como insumo para a eficiência dos serviços de recomendação, e; a relação entre tais serviços, economia da atenção e o monitoramento do conteúdo informacional produzido por usuários/consumidores.

Palavras-chave


Comércio mobile; aplicativos móveis; práticas informacionais; economia da atenção; serviços de recomendação.

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