Última alteração: 2018-10-24
Resumo
O tema desse trabalho é Memória, Informação e Mídia, com foco na Publicidade enquanto espaço de circulação de suportes de memória. Essa pesquisa objetiva demonstrar que, no espaço publicitário, há produtos que não só representam memórias como as criam, estabelecendo uma relação constante entre o seu contexto de produção, a informação que contêm e o público com que dialogam. A metodologia de pesquisa é a revisão bibliográfica, e traz uma perspectiva transdisciplinar. Foi realizada pesquisa descritiva com análise qualitativa de dados, por sua vez, coletados através de pesquisa documental. É apresentado como exemplo um spot publicitário do refrigerante Sukita – demonstrando que produtos de publicidade podem criar, tanto dentro de si mesmos, como com o receptor de sua mensagem, relações entre representações identitárias e memórias. Considerando os impactos da mídia na modernidade a partir de Singer (2004) e Thompson (2013), o conceito de "memórias comuns" de Jedlowski (2005), a relação entre identidade e memória, e que cada um de nós se constrói e é construído com matéria discursiva, esse estudo pretende demonstrar a capacidade do produto publicitário de, dentro de seu caráter linguístico-persuasivo e valor de mercadoria, representar o contexto histórico de sua produção, funcionando como meio de transmissão de formas simbólicas de um determinado espaço-tempo dentro e além dele. A conclusão é que produtos de publicidade podem criar, tanto em de si mesmos, como através das ressignificações dadas pelos receptores de sua mensagem, relações entre representações identitárias e memórias.