Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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SUJEITOS E PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE USO E COMPARTILHAMENTO DE IMAGENS: EM TEMPOS DE MÍDIAS SOCIAIS
Claudiane Weber, Sueli Mara Soares Pinto Ferreira

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Um cotidiano marcado pelo intenso uso da imagem fotográfica, com uma fotografia que nasce em conexão com as mídias sociais e interligada as atividades e ações que os sujeitos exercem no interior desse ambiente. Essa é a conjuntura na qual se objetiva analisar o contexto das mídias sociais, com base em variáveis derivadas do estudo das práticas informacionais, para se chegar à identificação e compreensão de distintas formas de uso das imagens fotográficas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, e do tipo bibliográfica. Para auxiliar a identificar e compreender o uso das imagens foram constituídas as seguintes variáveis de análise: 1) as interações nas mídias sociais - enfatizando o que as pessoas fazem com as imagens fotográficas nas interações; 2) o contexto de uso; 3) a presença dos valores sociais de: visibilidade, reputação, popularidade e autoridade. Dentre os resultados e com base nas variáveis derivadas de estudos das práticas informacionais chegamos a identificação da imagem e seus usos em contexto. Quando se trata das imagens e a marcação social (folksonomias) se alteraram os conceitos de uso e de usuário. Na análise dos valores sociais identifica-se o uso atrelado ao consumismo. Os sujeitos – simultaneamente produtores e receptores de imagens fotográficas - usam a imagem também por curiosidade, entretenimento, ligação afetiva. Se estabeleceu um uso da imagem como um modo de expressão espontâneo, natural, e enquanto atividade construída de forma cooperativa e partilhada que estrutura a relação dos sujeitos com o mundo, porém, com um discurso impaciente e imediatista.Um cotidiano marcado pelo intenso uso da imagem fotográfica, com uma fotografia que nasce em conexão com as mídias sociais e interligada as atividades e ações que os sujeitos exercem no interior desse ambiente. Essa é a conjuntura na qual se objetiva analisar o contexto das mídias sociais, com base em variáveis derivadas do estudo das práticas informacionais, para se chegar à identificação e compreensão de distintas formas de uso das imagens fotográficas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, e do tipo bibliográfica. Para auxiliar a identificar e compreender o uso das imagens foram constituídas as seguintes variáveis de análise: 1) as interações nas mídias sociais - enfatizando o que as pessoas fazem com as imagens fotográficas nas interações; 2) o contexto de uso; 3) a presença dos valores sociais de: visibilidade, reputação, popularidade e autoridade. Dentre os resultados e com base nas variáveis derivadas de estudos das práticas informacionais chegamos a identificação da imagem e seus usos em contexto. Quando se trata das imagens e a marcação social (folksonomias) se alteraram os conceitos de uso e de usuário. Na análise dos valores sociais identifica-se o uso atrelado ao consumismo. Os sujeitos – simultaneamente produtores e receptores de imagens fotográficas - usam a imagem também por curiosidade, entretenimento, ligação afetiva. Se estabeleceu um uso da imagem como um modo de expressão espontâneo, natural, e enquanto atividade construída de forma cooperativa e partilhada que estrutura a relação dos sujeitos com o mundo, porém, com um discurso impaciente e imediatista.

Palavras-chave


Estudos de usuários; Fotografia; Redes sociais; Folksonomia.

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