Última alteração: 2018-10-21
Resumo
Este trabalho é parte de pesquisa de doutorado, realizada no Programa de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia - UFBA, que buscou investigar como os projetos de extensão dos Cursos de Biblioteconomia das universidades nordestinas se apropriam dos conhecimentos e técnicas da área,a fim de fortalecer a formação cidadã do discente, com vistas ao compromisso social do bibliotecário no processo de mediação da informação. O objetivo geral do estudo foi investigar como as ações de extensão realizadas nos cursos investigados, evidenciam, por meio da mediação da informação, a responsabilidade social do bibliotecário. A população investigada foi composta por docentes, discentes e bibliotecários - (ex)bolsistas de extensão, no período de 2012-2016 participes das atividades de extensão dos cursos investigados.A pesquisa configura-se como quali-quantitativa, na qual as técnicas para levantamento dos dados foram a documentação, entrevista, questionário e observação. A análise qualitativa dos questionários e entrevistas foi fundamentada na Análise de Conteúdo, técnica que possibilitou a categorização das informações . Os resultados demonstraram que as ações extensionistas nos cursos de biblioteconomia são incipientes, ainda que essa prática se constitua um dos pilares que norteia o ensino superior; que a participação nos projetos extensionistas direcionados as comunidades externas contribui para a qualidade da formação humana, ética e profissional do bibliotecário. Conclui-se que a extensão universitária precisa consolidar-se enquanto função basilar para mediação da informação para fortalecer o protagonismo discente na sociedade.