Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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Geociências como área do conhecimento
Jéssica dos Santos Gonçalves, Rosali Fernandez de Souza

Última alteração: 2018-10-20

Resumo


A organização do conhecimento é usada para apoiar o processo de recuperação de informações geocientíficas e servir de base à pesquisa e ensino em Ciência e Tecnologia (C&T) através do desenvolvimento de classificações do conhecimento. O contexto de estruturação do conhecimento em C&T é retratado, na medida em que investiga a Tabela de Áreas do Conhecimento CNPq-CAPES quanto à área Geociências. Objetiva investigá-la em base de parâmetros definicionais e estruturais de organização e representação de informação visando caracterizá-la como área do conhecimento. Com esse objetivo principal, foram analisados aspectos conceituais, históricos e de institucionalização da Geociências, além das nomeações de cursos de pós-graduação stricto sensu -- áreas de concentração e linhas de pesquisa -- e grupos de pesquisa. Utilizou-se metodologia de análise qualitativa (terminológica) e quantitativa (exploratória documental) na medida em que foram investigados e computados os assuntos recorrentes nas nomeações citadas anteriormente. Elemento a ser destacado foi a tendência para não restrição dos cursos de pós-graduação de Geociências em subáreas do conhecimento. A constituição de programas de pós-graduação, devido a observação dos graus de mestrado e doutorado nos cursos de pós-graduação stricto sensu, é um dos elementos de institucionalização da Geociências no Brasil. A média de 4,2 linhas de pesquisa por curso de pós-graduação e a quantidade de cursos de pós-graduação que não trazem informações acerca das áreas de concentração é expressiva. Evidencia-se a preocupação com o meio ambiente tanto nas nomeações de cursos de pós-graduação quanto nas de grupos de pesquisa. A interdisciplinaridade mostra-se presente tanto diretamente, p. ex. no grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Paisagens, quanto indiretamente através da presença de referências a outras áreas do conhecimento, como Física da Atmosfera. Nesse contexto, a organização do conhecimento demonstrou-se válida para investigar a compreensividade da Geociências como área do conhecimento no Brasil.

Palavras-chave


Organização do conhecimento; Representação do conhecimento; Geociências; Brasil

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