Última alteração: 2018-10-22
Resumo
A aprendizagem colaborativa tem sido frequentemente defendida nos meios acadêmicos e organizacionais atuais, como sendo a partilha de esforços de sujeitos, convergindo na construção do conhecimento sobre determinado domínio. Sendo assim, o estudo trata de revisão de literatura sobre aprendizagem colaborativa e sua relação com a construção do conhecimento. Objetiva, de maneira geral, analisar as contribuições da aprendizagem colaborativa para a construção do conhecimento, e, de maneira específica, mapear as produções científicas nas principais bases de dados ligadas à CI; descrever as abordagens utilizadas pelos autores dos artigos mapeados; construir um referencial teórico que balize a relação entre construção do conhecimento e a aprendizagem colaborativa no contexto contemporâneo. Para tanto, utiliza da abordagem qualiquantitativa por natureza e se caracteriza como pesquisa bibliográfica, descritiva e de análise de conteúdo. Utiliza como ferramenta de análise o software QCAmap e resulta em considerações em que a aprendizagem colaborativa se caracteriza como fruto de atividades em cooperação, utilizada como uma ferramenta ou metodologia de aprendizagem que objetiva a construção do conhecimento.