Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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ANÁLISE CURRICULAR DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Ieda Pelógia Martins Damian

Última alteração: 2018-10-22

Resumo


Considera-se que a gestão do conhecimento é uma ferramenta que contribui para a educação corporativa das empresas, pois trabalha com a criatividade e a inovação, que são pertinentes ao saber humano e que atualmente são recursos altamente valorizados pelo universo empresarial. O conhecimento advém da informação, mais precisamente do conteúdo estruturado por ela que é utilizado e incorporado por alguém em tomadas de decisões e execução de atividades empresariais. Com isso, a Ciência da Informação, que tem como objeto de pesquisa a própria informação, passou a estudar os fundamentos, vieses e eixos da gestão do conhecimento, de modo que muitos programas de pós-graduação nessa área dispõem em sua grade curricular disciplinas voltadas à gestão do conhecimento. A oferta dessas disciplinas interfere diretamente no mercado de trabalho e em como a gestão do conhecimento é praticada nos ambientes organizacionais, porque, os profissionais da informação irão projetar seus conhecimentos teóricos adquiridos no ambiente acadêmico no ambiente prático das empresas. Com base neste fato, a presente pesquisa parte do seguinte problema: quais abordagens da gestão do conhecimento os programas nacionais de pós-graduação em Ciência da Informação estudam? Esses programas articulam abordagens semelhantes? Portanto, o objetivo é recuperar e analisar os currículos das disciplinas de gestão do conhecimento pertencentes aos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, de natureza qualitativa. Os resultados demonstraram que diante das ementas e objetivos recuperados torna-se possível afirmar que os programas de pós-graduação em Ciência da Informação, de uma forma geral, estudam os impactos da gestão do conhecimento nos ambientes organizacionais e suas formas de implantação. Como considerações finais, constatou-se que os programas estudam abordagens semelhantes, mas alguns ainda apresentam algumas abordagens diferenciadas, que se destoam das demais.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Análise curricular; Currículo em Gestão do conhecimento; Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação; Pesquisa documental.

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