Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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A Escola Sociológica de Chicago e a Ciência da Informação
Keitty Rodrigues Vieira, Cezar Karpinski

Última alteração: 2018-10-19

Resumo


O artigo é o resultado de um estudo acerca da Escola Sociológica de Chicago e busca investigar as bases que fundamentam este movimento, originado nas décadas de 1920 e 1930, e influenciou a Biblioteconomia americana de modo a refletir na Ciência da Informação. Justifica-se pela premissa de que a inserção da Biblioteconomia no campo da ciência se deu a partir do debate promulgado pela Escola Sociológica de Chicago. É uma pesquisa exploratória e descritiva, de cunho teórico, que analisa as fontes selecionadas por meio do método histórico e objetiva descrever o que se entende por Escola Sociológica de Chicago, bem como identificar e discorrer sobre suas principais vertentes teóricas. Pretende-se estabelecer as principais bases que fundamentam o pensamento da Escola Sociológica de Chicago e que influenciaram o movimento na perspectiva Biblioteconômica repercutindo, também, na Ciência da Informação. Por meio da análise crítica das fontes se conclui que a Escola Sociológica de Chicago surgiu a partir de pesquisas desenvolvidas pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago e que repercutiu fora da instituição. Na construção do pensamento da Escola Sociológica de Chicago nota-se a influência do Pragmatismo de John Dewey, das teorias marxistas da Escola de Frankfurt e dos estudos baseados no método sociológico de Émile Durkheim.

Palavras-chave


Epistemologia da Ciência da Informação; Escolas e correntes filosóficas; Escola Sociológica de Chicago.

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