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DIMENSÃO SIMBÓLICA DO USO DA INFORMAÇÃO POR GESTORES EM PROCESSOS DECISÓRIOS ESTRATÉGICOS
Última alteração: 2018-10-21
Resumo
A dinamicidade do ambiente organizacional sempre esteve relacionada à inovação, à melhoria e à sistematização dos processos produtivos. Nas últimas décadas, entretanto, essa perspectiva relacionada à produção tem sido influenciada pelo desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação responsáveis por consolidar a informação e o conhecimento como ativos organizacionais. A explosão informacional decorrente desse desenvolvimento tem se apresentado como um desafio para as organizações, principalmente nos processos decisórios, pois ter a informação relevante no momento certo passou de um simples “clichê” a um diferencial competitivo. Compreender, portanto, o processo de tomada de decisão de um gestor envolto nesse cenário pressupõe uma complexidade muito maior que os perfis de competências habituais conseguem expressar. Nesta perspectiva, este trabalho, fruto de tese defendida na Universidade Federal de Minas Gerais, buscou compreender como as motivações inconscientes influenciam a dinâmica decisória tendo como foco a busca e o uso de informação para subsidiar a tomada de decisão organizacional. Para tanto, foram utilizados métodos que abordam as dimensões simbólicas baseados nas Estruturas Antropológicas do Imaginário, de Gilbert Durand. A pesquisa realizada, que consistiu em estudos de casos múltiplos com gestores de diferentes organizações, transcorreu em 2017 e teve como instrumentos metodológicos uma entrevista semiestruturada, com a inserção de elementos simbólicos, e a aplicação do Teste Arquetípico de Nove Elementos. Foi possível verificar, pela utilização do imaginário como um objeto sobre o qual se aplica uma hermenêutica, os aspectos que permeiam os comportamentos visíveis percebendo-se, pela via simbólica, como se dá a relação do indivíduo com a informação no processo decisório estratégico. Considera-se que esse estudo possibilitou validar o uso de novas estratégias de investigação na Ciência da Informação e ratificar a percepção de que as pesquisas sobre o uso de informação em processos decisórios organizacionais podem ser ampliadas para além da perspectiva de modelos comportamentais ou conceitos estáticos.
Palavras-chave
Tomada de decisão organizacional; Dimensão simbólico-afetiva; Estruturas Antropológicas do Imaginário; Comportamentos e práticas informacionais
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