Portal de Conferências, XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)

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SANTUÁRIOS DIGITAIS: INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E CONVERGÊNCIA DIGITAL
JOSE OLIVEIRA

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


O presente artigo, que advém de pesquisa pós-doutoral finalizada em 2013, objetiva mostrar como a religião católica, através da tecnologia, vem se reestruturando para atingir o internauta, o público televisivo, crentes e demais público, através da convergência e da multimodalidade, unindo as crenças religiosas, informações de cunho cultural e religioso, vendas ao entretenimento proporcionado pela interatividade que os meios tecnológicos oferecem, além de se mostrar, hoje, mais acessível economicamente, segundo os olhares do público à distância dos espaços consagrados. Nesse caminho, o texto traz os vetores da ciência da informação que mantêm notícias, patrimônio cultural e religioso e memória social divulgados e abertos ao público em geral e a especialistas. Nesse contexto, é verificada a possibilidade e a disponibilidade de conteúdo dos media, além do processo de convergência entre plataformas e sistemas, assim sendo: web e redes sociais, web e sistemas tradicionais presenciais. O estudo ilustra três santuários: Aparecida, no Brasil, Fátima, em Portugal, e Guadalupe, México, elucidando os seus museus, bibliotecas, arquivos, televisões, jornais, rádios, boletins e revistas. Em seu conteúdo bases teóricas de Gumbrecht, Jenkins, Lévy, Pool, e outros autores que aludem para os campos da ciência da informação. Demonstra, também, o suporte metodológico que norteou a pesquisa, que após conclusão, tende a enveredar pelo estudo da informação nos Apps dos supracitados santuários.


Palavras-chave


Santuários digitais; Informação; Memória social

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