Última alteração: 2018-10-20
Resumo
O artigo propõe compreender e expor as teorias da aprendizagem, avaliar o processo de codificação da comunicação pela visualidade, para compartilhar/explicitar o conhecimento, evitando e eliminando deficiências na aquisição de novas aprendizagens. A partir desta constatação, pretende planejar a otimização da aprendizagem de grupos de visitantes de escolas em um dos microcosmos do museu por meio do design thinking. Utiliza portanto a abordagem do design thinking para pesquisar em um microcosmo da sala permanente do Museu Histórico de Londrina, por meio da análise do cenário e seus artefatos, para que a história seja aprendida, contada e humanizada. Busca também a inovação na representação do conhecimento no intuito de verificar o conhecimento adquirido pelos visitantes. O problema de pesquisa é qualitativo, de natureza exploratória, a partir de entrevistas e observações de visitas de grupos de alunos ao museu, para que se compreenda se estes adquirirem o conhecimento desejado (o que entendem da história relativa ao microcosmo estudado; quais são os artefatos relevantes para eles, dentro do tempo real da história representada), para depois propor soluções centradas no usuário colaborativamente. Assim, foram identificadas as necessidades de mudança nas representações dos conhecimentos e pedem a inserção da humanização para que criem empatia com o exposto. A pesquisa está em fase de prototipagem das mudanças no microcosmo para a participação e validação do público alvo, para posterior implementação.