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REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE DOCUMENTAL DE SÉRIES ARTÍSTICO-PICTÓRICAS
Wagner Oliveira de Medeiros, Fabio Assis Pinho

Última alteração: 2018-10-20

Resumo


Este artigo discute o desenvolvimento do processo de análise documental de séries artístico-pictóricas, tendo como objetivo geral refletir sobre a possibilidade de identificação de assuntos para fins documentais a partir de séries de obras artístico-pictóricas. Para tanto, apresenta os espaços de análise e identificação de assuntos para extração de conceitos nas séries, levando em consideração a relação conceitual entre o conteúdo das obras e as intencionalidades de sua construção, assim como a comunicabilidade do conjunto como um todo, como espaços particulares para extração de conceitos. Essa reflexão se expandiu ampliando a função da análise documental no âmbito da memória social. O percurso metodológico dividiu-se primeiramente na representação da informação das obras individualmente e, na sequência, com quatro etapas relativas à série enquanto conjunto: identificação da relação conceitual entre o conteúdo das obras; extração de conceitos oriundos da relação estabelecida entre os conteúdos das obras; identificação da intencionalidade e da mensagem transmitida com a produção/exibição da série; e, extração de conceitos relativos à intencionalidade e mensagem das obras em conjunto. Os resultados demonstraram que a identificação de assuntos possibilita incluir em seu processo a noção de comunicabilidade do conjunto de obras e, também, da intencionalidade do artista na concepção da série.

Palavras-chave


Séries artístico-pictóricas; Representação da Informação e do Conhecimento; Análise documental; Memória social.

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