Portal de Conferências, X ENCONTRO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E AÇÃO

Tamanho da fonte: 
Tecnologias para otimização de busca na Web e suas implicações no contexto da comunicação científica
Gustavo Lunardelli Trevisan, Renata Gonçalves Curty, Rosemari Pereira dos Santos Alves

Última alteração: 2018-06-29

Resumo


Os mecanismos de busca constituem-se como um dos principais pontos de partida para acesso à informação disponível na web. Estudos apontam que a distribuição de cliques em páginas de resultados de busca é desigual, visto que, após a pesquisa, 80% dos usuários não chegam a visitar a segunda página constante na lista de resultados, e que em buscas orgânicas, quase 60% dos cliques ocorrem apenas nos três primeiros resultados listados. Este comportamento se reproduz tanto nos buscadores da web comercial, como naqueles dedicados a indexar e recuperar apenas conteúdos científicos. No contexto da web comercial, as organizações buscam melhoras no posicionamento dos resultados de busca por meio de técnicas como o Search Engine Optimization (SEO). Já no âmbito da comunicação científica, os autores, editores e editoras contam com recursos tecnológicos como o Academic Search Engine Optimization (ASEO) para promover a disseminação e o maior alcance de suas publicações científicas, de modo que estas estejam mais visíveis e possam ser, portanto, acessadas e potencialmente utilizadas e citadas. Em linhas gerais, o ASEO desenvolve e aplica elementos que potencializam a indexação, a captura, a encontrabilidade de produções científicas na web, também posicionando melhor estas produções nos resultados de pesquisas. Nesta perspectiva, o presente estudo apresenta um panorama de alternativas tecnológicas voltadas para a otimização da busca de conteúdos relacionados à produção científica. Discorre sobre o uso de ferramentas e acerca das técnicas aplicadas a promoção de visibilidade da produção científica, além de fornecer uma descrição comparativa entre as funcionalidades e aplicações das tecnologias, e relatar iniciativas de implementação vigentes. Reflete e pondera sobre a aplicação dessas tecnologias sob o viés do caráter social do conhecimento em ciência e tecnologia, principalmente no que tange ao ethos científico. Desse modo, espera-se contribuir não apenas conceitualmente com a apresentação de tecnologias ainda pouco exploradas no âmbito da Ciência da Informação, mas sobretudo sobre discussão de algumas questões práticas e éticas que as cercam.

Palavras-chave


Search Engine Optimization; Academic Search Engine Optimization; Produção Científica; Comunicação Científica.