Última alteração: 2018-07-02
Resumo
Torna-se até redundante, defender o papel da informação para o desenvolvimento de toda e qualquer área do conhecimento, isso em decorrência deste já ter se tornado um fato, algo óbvio e de conhecimento comum. Algumas áreas, possuem uma espécie de “tronco” mais sólido do que outras, no que tange a comunicação entre seus pares. Essa afirmativa, longe de almejar hierarquizar uma ou outra área do conhecimento, possui a finalidade de ressaltar outro fato já há muito tempo conhecido e demonstrado por pesquisas em comunicação científica: a existência de particularidades existentes entre os domínios do conhecimento. A própria divisão de áreas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico respalda essa afirmativa, uma vez que as áreas se agrupam de acordo com suas características de similaridade/ou proximidade. Quando se discute preocupações com relação ao tratamento e as posteriores recuperação e apropriação da informação por parte dos indivíduos em Arte, não é diferente. Acredita-se que a Informação em Arte, por sua imensa interface com a cultura, seja responsável por parcela representável do aspecto social da Ciência da Informação. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa conta com o objetivo geral de compreender como são indexadas as pinturas por unidades de informação em ambiente web, identificar os pontos de acesso temáticos levados em consideração para a realização da indexação das pinturas e buscar instrumentos terminológicos que possam potencializar a indexação de pinturas em ambiente web, sejam esses instrumentos: taxonomias, tesauros ou ontologias. O presente estudo possui caráter básico, ou seja, analisando iniciativas que estejam ocorrendo atualmente no universo das unidades de informação. A abordagem selecionada fora a qualitativa, uma vez que quantificar os resultados obtidos pelo estudo, não seria plenamente satisfatório. Optou-se pelo objetivo descritivo, uma vez que conhecer iniciativas dessa natureza demonstra ser de grande valia para as unidades de informação, assim também como seu acesso rápido e facilitado. O delineamento bibliográfico se deu, pela necessidade de varredura da literatura a respeito do tema, bem como o documental que será responsável pelos instrumentos encontrados pela pesquisa. No que tange aos instrumentos de controle terminológico, o destaque diz respeito ao tesauro do The Getty Institute, que por sua vez, conta com uma ampla gama de termos do campo da Arte. Outras plataformas que podem contribuir bastante com o profissional da informação que atue nesta área e configuram-se como referência na temática, são os portais do Google Arts & Culture em nível internacional e nacionalmente a Enciclopédia Itaú Cultural, dentre outros instrumentos de elaboração própria das instituições promotoras do universo da Arte no Brasil.